11 95559-1993

Sobre nós
Acreditamos que aprender é ampliar o mundo. Por isso, criamos experiências que conectam pessoas, territórios e saberes, despertando novos olhares sobre a vida. Nossa proposta nasce do encontro entre educação, sensibilidade e movimento.
História
A Sabiá Expedições Pedagógicas nasce da intersecção entre educação, psicologia e geografia, buscando responder às necessidades de um processo educativo que extrapola o espaço da sala de aula. Através das viagens de estudo do meio, amplia os espaços de aprendizagem, reflexão, descoberta e transformação do educando.
Com uma equipe interdisciplinar e experiente, há mais de uma década no mercado, desenvolvemos roteiros educativos pelo Brasil e pelo mundo. Essa trajetória nos ensinou que uma viagem bem pensada, em conjunto com a equipe escolar, pode ampliar o olhar, criar vínculos, provocar perguntas e transformar consciências.
Atuamos com transparência e ética, comprometidos com a educação, com as pessoas e com os territórios que atravessamos. Valorizamos a abertura para o novo, a coragem para transformar-se e a confiança para criar relações autênticas em movimento. Para nós, a segurança é elemento essencial, garantindo que cada experiência seja vivida com acolhimento e tranquilidade. Assim, o respeito, o cuidado e a escuta ativa fundamentam nossos encontros, nos quais entendemos as diferenças como complementares à experiência humana.
Nossas viagens promovem o encontro com diferentes culturas, paisagens, modos de vida e formas de conhecimento, incentivando o respeito à diversidade, à inclusão e à valorização dos territórios e saberes locais.
Proposta pedagógica
A Sabiá acredita que a educação tem o poder de transformar o modo como vemos e vivemos o mundo. Isso ocorre por meio do aprendizado enquanto relação entre pessoas, entre os educandos e os espaços pelos quais transitam. Por isso, as expedições pedagógicas são um elemento central do processo educativo e de apropriação do lugar do sujeito no mundo.
As experiências de aproximação com outras culturas, paisagens e perspectivas de vida ensinam crianças, jovens e adultos a conviver com a diversidade, através do respeito, da inclusão e da valorização das diferenças que compõem o Brasil e o mundo.
As expedições educativas têm a potência de promover vivências que questionam a relação dos humanos com seu entorno, com a natureza e os diferentes modos de vida presentes nos territórios. Através das viagens, organizadas por meio de propostas alinhadas aos currículos de cada projeto educativo escolar, apontamos a um aprendizado situado, em contato com o meio ambiente e com comunidades locais, observando e dialogando sobre seus processos de constituição socioespaciais, históricos e cosmológicos.
Nossa proposta educativa busca, portanto, construir coletivamente experiências pedagógicas com sentido reflexivo e questionador, contribuindo com a formação de grupos sensíveis às diversas realidades e dispostos a transformá-las quando necessário.
Além disso, apostamos nas expedições pedagógicas enquanto ferramenta de vínculo entre os estudantes e destes com seus professores., ao desenvolver sua autonomia, convivência, sensibilidade e olhar crítico, entendendo que a vivência compartilhada de desafios, alegrias e aprendizados fortalece o sentido comunitário e de identidade entre todos
